DECORAÇÃO DE APARTAMENTOS PEQUENOS
É cada vez mais frequente que os apartamentos sejam construídos com pequenas metragens, vemos isso se tornar uma tendência em grandes centros urbanos onde é preferível morar perto do trabalho e da escola. Juntamente com o surgimento de uma nova geração que preza pela praticidade, criou-se uma tendência a morar ou investir em espaços menores sem muitas paredes ou divisórias. O maior desafio em morar nestes apartamentos, é manter a decoração e o conforto, sem abrir mão do estilo. Veja abaixo as nossas dicas para decorar apartamentos pequenos.
COMO MANTER A FUNCIONALIDADE?
-
Sem paredes e divisórias:
Quanto mais paredes, mais difícil fica a decoração. Em apartamentos pequenos, o ideal é utilizar o conceito aberto: unificar a sala de jantar com a sala de estar e deixar a cozinha a mostra, são ótimos exemplos que, além de aumentarem a sensação de espaço, permitem a interação entre os moradores e visitas, que conseguem comunicar-se de forma mais agradável enquanto cozinham, preparam a mesa ou assistem a televisão.
-
Móveis adequados ao espaço:
Apartamento pequeno não significa móveis pequenos. Este é um dos maiores erros na hora de decorar. É possível colocar sofás com bons tamanhos e um rack longo. Claro que isso depende das dimensões de cada ambiente. Preocupar-se com a circulação também é essencial. Antes de comprar qualquer mobília para a sua casa, tenha em mãos uma planta de layout com as medidas exatas.
-
Paisagismo:
Toda casa fica muito mais aconchegante quando colocamos alguns vasos de plantas. Tenha espaços estratégicos para colocar alguns vasos e estude quais espécies serão mais adequadas ao seu dia a dia. Se não tiver muito tempo para cuidar, escolha espécies mais resistentes e que exijam pouca manutenção.
-
Revestimentos e pintura:
Como o apartamento é pequeno, escolher revestimentos para ser aplicados em alguns ambientes pode ser uma ótima alternativa, já que o custo não será tão alto. Caso o orçamento exige algo mais barato, a pintura é a opção mais recomendada. Para trazer mais personalidade, tente fugir do óbvio e faça pinturas geométricas, com texturas, em meia parede, no rodateto… existem inúmeras opções quando você escolhe decorar com pintura.
-
Espelhos:
O truque mais conhecido é, sem dúvida, a utilização de espelhos. Aqui também vale fugir do óbvio e buscar alternativas mais contemporâneas. Espelhos com molduras, apoiados na parede, na porta de armários… Busque referências e escolha uma opção que te deixe confortável.
-
Iluminação:
A iluminação é sempre muito subestimada na decoração de apartamentos pequenos, mas ela é muito importante para uma decoração mais elegante e aconchegante. É um investimento que sempre vale a pena ser feito.
-
Tapetes longos:
Colocar tapetes grandes aumentam a sensação de que o espaço é maior do que realmente é. Por isso aposte em tapetes para a sala e os quartos, lembrando sempre de adequar o tamanho no espaço: eles devem ser maiores do que o comprimento do sofá e da cama. A planta de layout também ajuda muito a definir as dimensões dos tapetes antes de fazer a compra.
Decorar apartamentos pequenos não é tão difícil quanto parece. Sempre procure por elementos que combinem com a sua personalidade e que conversem entre si. Com um baixo orçamento já é possível fazer grandes mudanças.
Antes de reformar ou construir, contrate uma empresa especializada. Assim você evita problemas durante e depois da obra. E lembre-se: nunca quebre paredes sem a avaliação de um engenheiro civil. Consulte sempre o manual do proprietário.
Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco! Queremos te ajudar neste projeto!